26.5.13

Futuro


Ontem voltaram a perguntar-me o que queria seguir. Abomino tal pergunta. Sempre que me perguntam sobre o futuro fico perplexa, a cor do meu rosto muda magicamente para diversos tons de vermelho e digo que não sei, sentido a desilusão no rosto da minha mãe, como sempre. 
Dizem que temos tempo, mas por favor, ainda ontem entrei para o secundário. Amanhã estarei a acabar o décimo primeiro e hoje à noite o décimo segundo. 
Ah, e ainda me disseram que eu tinha de mudar de curso porque o meu não tinha muitas saídas e oportunidades de trabalho por causa do desemprego. Sinceramente, como opaís está há muitas oportunidades de emprego para ninguém!
Odeio que coloquem pressão em cima de mim em relação à escola da universidade e profissão. E se eu pegar nas minhas coisas e esquecer tudo? Não vai acontecer, mas poderia. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou exactamente na mesma situação!! A diferença é que ninguém me diz para mudar de curso!

Anónimo disse...

R: O curso com mais saídas do secundário é, efectivamente, o de Ciências e acho que é isso que querem dizer quando te falam do assunto. Se reparares, a partir do curso de ciências podes ir para quase qualquer curso na Universidade (incluindo Jornalismo e afins) porque também dá para usar a nota de Português, Inglês, Espanhol... (dependendo das disciplinas que escolhes).
Eu estou em Humanidades e, se me apetecer ir para Engenharia não posso. Se quiser ir para Marketing e Design de Moda não posso porque não tive matemática (coisa que, apesar do segundo curso ser ligado às Artes, também há no de Ciências). Se o curso de Ciências é mais versátil? É sim, mas é também muito mais competitivo e o nível de insucesso é maior porque há mais turmas.
Em termos de saída do secundário, Ciências dá mais opções. Em termos de saídas da Faculdade, venha o diabo e escolha porque está tudo mau. Devemos escolher um curso do qual gostemos e não pelo que tiver mais saídas porque até pode ter saída agora e emprego garantido mas, e daqui a 3 ou 5 anos (quando acabarmos a licenciatura e/ou o mestrado, que por vezes é integrado)? Não se sabe. O futuro é incerto. Escolhe o que te faz feliz, mesmo que depois não trabalhes na tua área :)